quarta-feira, 17 de abril de 2013

JOGO DOMINÓ DAS FRAÇÕES


       Ensinar Frações para turminha de forma lúdica.

Objetivo pedagógico: Explorar o conceito de fração, a representação fracionária, a leitura e a escrita da mesma, a observação e concentração, o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e de estratégias de jogo.

A confecção das peças do dominó pode ser feita pelos próprios alunos em oficinas!

Material necessário: cartolina, tesoura, cola, lápis de cor.

Divida os alunos em equipes de 4 membros. Eles deverão medir e recortar retângulos de cartolina medindo 8 cm x 3 cm e construir as 28 peças que compõe um jogo de dominó substituindo os números do dominó por frações como no modelo abaixo:

Objetivo do jogo: livrar-se das peças antes de seu(s) adversário(s).


Como jogar:

Colocar as peças com a face virada para baixo e embaralha-las. No caso de 2 jogadores, cada jogador pega 7 peças. No caso de 4 ou 5 jogadores cada um pega 5 peças. As peças restantes ficam em um canto da mesa, pois podem ser utilizadas. Uma pessoa sorteada inicia o jogo, revelando uma peça. Cada jogador, na sua vez, coloca uma peça na mesa, de modo que as partes das peças que se encostam representem a mesma parte do todo considerado. Caso o jogador não tenha peça para continuar o jogo, ele compra novas peças da mesa, até que possa jogar. Caso não haja mais peças a serem compradas,o jogador passa a vez. Ganha o jogador que terminar com as peças da mão, antes do(s) adversário(s). Caso o jogo "tranque", é possível "abrir", retirando a peça de uma das pontas e colocando na outra até que um dos jogadores consiga continuar o jogo.


24 comentários:

  1. Ótimo...obrigada me ajudou bastante 👍

    ResponderExcluir
  2. muito bom mt obg me ajudou bastante que deus te abençoe

    ResponderExcluir
  3. brigado vc me ajudou a fazer o trabalho da escola sobre todos os jogos de fraçoes

    ResponderExcluir
  4. Facilitou bastante meu trabalho sobre fracões, obrigadaa!

    ResponderExcluir
  5. eu não entendi preciso de isso ainda hoje

    ResponderExcluir
  6. eu não entendi preciso de isso ainda hoje

    ResponderExcluir
  7. gostaria de saber como faço para conseguir a outra parte do jogo que tem os nomes das frações.

    ResponderExcluir
  8. Que bom adorei me chamem pra conversamos sobre coisas da vida e como podemos nos amar mais ao lado de alguém eu vos deixo aqui e queria que me chamem pra uma conversa construtiva e bem Boa kkkkk Boa noite galera prazer meu nome é linda eu amo vcs!!!!!

    Obs:me chamem ein! Estou esperando

    ResponderExcluir
  9. valeu mano tu me ajudou a fazer um trabalho para a feira de matematica da escola . vlw mesmo tmj


    ResponderExcluir
  10. Mostrar duas questoes contextualizadas me mostrar exemplos

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigada, vc me ajudou muito

    ResponderExcluir
  12. Brigada não tinha ideia de como fazer

    ResponderExcluir